ASSINE A FF EM REVISTA! MANTENHA-SE INFORMADO E AJUDE O FUTEBOL FEMININO DO BRASIL A CRESCER

Image and video hosting by TinyPic

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ENTREVISTA: Elizabette Amorim, a Beth


Lá se vão mais de 30 anos desde que Elizabette Amorim, a Betty, ensaiou suas primeiras jogadas no futebol nas canchas da Vila Ferroviária em Santa Maria. O incentivador foi seu pai, que na época era jogador profissional do Riograndense, na mesma cidade.

Nos anos 80, Betty faria história como atleta do Sport Club Internacional, tornando-se uma das principais protagonistas da conquista de dois Campeonatos Gaúchos de futebol feminino. Encerrada a carreira de jogadora, Betty continuou ligada ao esporte, atuando como técnica, auxiliar técnica e preparadora física em categorias de base e equipes profissionais. Demonstrando mais uma vez seu pioneirismo, Elizabeth Amorim comandou equipes masculinas.

Hoje, trabalha junto à prefeitura em projetos de inserção social através do esporte, na periferia da capital gaúcha. Na sua casa no bairro Cavalhada em Porto Alegre, entre recortes de jornais e fotografias, Betty relembrou para a Futebol Feminino em Revista alguns de seus grandes momentos.

O começo

“Eu comecei mesmo no futebol de salão. Na época não existia equipes femininas de futebol de campo. Então através do futsal, começamos a nos organizar para jogar futebol de campo. Era início dos anos 80.”

Campeã no Internacional

“Fui para o Internacional em 1981. Fomos nós que tomamos a iniciativa de organizar uma equipe feminina, porque o Inter tinha vários departamentos de outros esportes. Joguei os campeonatos gaúchos de 1982 e 83. Fomos bicampeãs e fiz dois gols em uma das finais atuando como meia-esquerda.

Na Casamata

“Parei de jogar em 1989 e cursei Educação Física. Comecei como preparadora física nas categorias de base masculinas do Inter. Depois, fui treinadora na S.E.R. Cidreira que jogava a Terceira Divisão do Gaúcho. Então voltei para o Inter, como treinadora nas categorias de base.”

Fora do Rio Grande

“Em meados dos anos 90, fiquei seis meses fazendo estágio no Corinthians e trabalhei também no Figueirense. Em 1999 e 2000, fui auxiliar técnica de Guilherme Macuglia no Santo Ângelo.”

O Futebol Feminino Atual

“Tenho acompanhado os jogos das meninas em São Paulo, pela televisão. Acho que tem evoluído bastante, principalmente no aspecto tático.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário