ASSINE A FF EM REVISTA! MANTENHA-SE INFORMADO E AJUDE O FUTEBOL FEMININO DO BRASIL A CRESCER

Image and video hosting by TinyPic

segunda-feira, 24 de maio de 2010

ENTREVISTA - Tatiana Jacques de Freitas - Assistente Revelação do Gauchão 2010


No último dia 3 de maio, Tatiana de Freitas ganhou o prêmio de destaque do Gauchão 2010 de assistente de arbitragem, numa votação que envolveu crônica esportiva e internautas. Formada em Educação Física e trabalhando também como personal trainer, Tatiana vive a expectativa de atuar em jogos da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro. Ela contou um pouco de sua vida à Futebol Feminino em Revista.

A atração pelo futebol

“O futebol sempre esteve muito presente durante a minha infância. Quando morávamos em Torres, íamos à beira da praia, no inverno, jogar bola com meu pai. Eu achava o máximo.”

O começo na arbitragem

“Eu joguei futsal até o ano de 2002. Desde esse ano, como sempre gostei do esporte, achei um meio de continuar envolvida nele, através da arbitragem. A partir daí comecei apitar futsal, fazendo um curso pela Secretaria Municipal de Esportes de Porto Alegre com o Professor Neco (atual coordenador do Gauchão Feminino).”
Nos gramados

“Em 2006 fiz o curso (de futebol de campo) e comecei a atuar pela FGF em 2007. Neste ano, trabalhei em jogos do juvenil, juniores, amador e entrei para o quadro feminino da CBF, atuando em jogos da Copa do Brasil Feminina. Em 2008 e 2009 subi de letra C para letra B e fiz a Segundona gaúcha. Em 2010 fui promovida de letra B para A e comecei a trabalhar no Gauchão série A.”

A desconfiança dos homens

“Eu reluto em usar a palavra preconceito, acho que a melhor forma de dizer é desconfiança. Confesso que sendo o futebol um meio quase que 100% masculino, me parece uma novidade quando surge uma mulher na função. Mas cabe a nós mulheres mostrarmos nosso potencial, que logo, logo, seremos aceitas no meio futebolístico.”

Destaque do Gauchão 2010

“Fiquei muito feliz com a indicação. Já estava me sentindo realizada em disputar o prêmio ao lado do nosso árbitro assistente FIFA que vai participar da Copa da África, Althemir Hausmann, e do experiente Paulo Conceição. Ganhar esse prêmio foi muito importante. Meu primeiro ano de Gauchão e já sair com o prêmio de melhor assistente foi uma realização que nem sei como descrever o que estou sentindo.”

A expectativa para o Brasileirão

“Tenho a expectativa e a ansiedade natural de todo estreante. Estou aguardando a listagem que será enviada da CBF com os nomes do pessoal que irá atuar no Brasileiro. Sonho em trabalhar com Carlos Eugênio Simon, que já informou que é seu último ano de arbitragem. É muito bom ter no currículo uma atuação ao lado do árbitro que fez três Copas do Mundo.”

2 comentários:

  1. Parabens a reportagem!
    E para a entrevistada, muita sorte e sabedoria.
    Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  2. Esta pessoa conheci nos gramados da segundona onde Nossa Rádio Itapuã FM transmite jogos com coberturas no parque Lami ( Porto Alegre Futebol Clube)
    Como comentarista e Repórter de campo, sempre buscando informações e entrevista.

    fiz diversos jogos onde esta Auxiliar trabalhou. e sempre com o maior exito e respeito a midia.
    Merecidamente este Premio. Parabens Tatiana Freitas.
    Fulvio Lopes Repórter e comentarista Rádio Itapuã FM

    ResponderExcluir