ASSINE A FF EM REVISTA! MANTENHA-SE INFORMADO E AJUDE O FUTEBOL FEMININO DO BRASIL A CRESCER

Image and video hosting by TinyPic

domingo, 30 de maio de 2010

Tabela Geral Gauchão Feminino - Adulto



GP = Gols Pró
GC = Gols Contra
CA = Cartões Amarelos
CV = Cartões Vermelhos
J = Quantidade de jogos JOGADOS.

Resultados da 2ª Rodada da Primeira Fase


CHAVE B - 2ª Rodada da 1ª Fase, com mando da equipe do Riwas, ocorrida em Cachoeirinha:

10h00min - Riwas 0 x 2 Cruzeiro
13h45min - Torrense 5 x 0 Riwas
16h00min - Torrense 1 x 0 Cruzeiro


CLASSIFICAÇÃO CHAVE B:

Torrense - 12 pontos
Cruzeiro - 03 pontos
Riwas - 03 pontos


CHAVE E - 2ª Rodada da 1ª Fase, com mando da equipe do Duda Metrovel CFC, ocorrida em Porto Alegre:

10h00min - Duda Metrovel CFC 2 x 1 Cenasa
13h45min - Três Estrelas 1 x 1 Cenasa
16h00min - Três Estrelas 1 x 1 Duda Metrovel CFC


CLASSIFICAÇÃO CHAVE E:

Duda Metrovel CFC - 07 pontos
Três Estrelas - 05 pontos
Cenasa - 04 pontos


Fotos: Cielito Rebelatto Junior
Jogos entre:
1) Duda Metrovel CFC, de camisa azul (uniforme do Porto Alegre), e Cenasa, de camisa branca e listra vertical vemelha;
2) Três Estrelas, de vermelho e branco e Cenasa, de camisa azul com listra vertical vermelha;
3) Três Estrelas, de vermelhor branco e Duda Metrovel CFC, de azul (uniforme do Porto Alegre).

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Neste domingo o Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino tem rodada dupla



Em Cachoeirinha tem rodada triangular da Chave B. Jogam:

10:00 - Riwas x Cruzeiro de Porto Alegre
13:45 - Torrense x perdedor
16:00 - Torrense x vencedor


Em Porto Alegre, no Instituto Ronaldinho, tem rodada triangular da Chave E. Jogam:

10:00 - Duda Metrovel/CFC Atlântica x Cenasa
13:45 - Três Estrelas x perdedor
16:00 - Três Estrelas x vencedor


Os jogos da Chave D (Black Show / Gaúcho / Rio Grande) foram transferidos por problemas técnicos. Aguardem, que em breve a nova data estará aqui no Blog.

Foto de Bianca Barbosa (jogo entre Rey Sol e Sapucaiense na rodada da Chave A, ocorrida no último dia 16)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fundada a AGFF - Associação Gaúcha de Futebol Feminino



No último dia 28 de abril, foi fundada a AGFF (Associação Gaúcha de Futebol Feminino). Na reunião de fundação da nova entidade, Carlos Alberto de Souza, o Prof. Neco, coordenador do Gauchão Feminino, foi eleito presidente. Formado em Educação Física (CREF 1419-G/RS) e com especialização em administração e marketing esportivo, Neco falou com Futebol Feminino em Revista sobre a AGFF.

A idéia de se criar a associação

- Trabalho com futebol feminino desde 1997 quando tinha uma escola de futsal no EC São José, o Zéquinha, de Porto Alegre, onde abri uma turma de futsal feminino e fui o treinador. Desde então venho acompanhando o desenvolvimento deste esporte em nosso país e inclusive, fora dele. A idéia surgiu quando comecei a organizar o Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino chancelado pela Federação Gaúcha de Futebol, em 2008 e que dá as duas vagas do Rio Grande do Sul para disputar a Copa do Brasil. Pude observar, que a maioria das equipes de Futebol Feminino, precisavam de uma entidade jurídica que pudesse organizar o segmento a fim de torná-lo atrativo e atraente para novas praticantes e até mesmo investidores propondo uma política de desenvolvimento articulada com outras entidades do esporte. Uma Associação teria este papel e ajudaria a fomentar o mercado e as equipes em sua organização administrativa, técnica e de formação através da inclusão social. Afinal, o futebol feminino é um esporte como qualquer outro.

Os objetivos da AGFF

Dirigir e desenvolver o Futebol Feminino, zelando pelos interesses de seus associados, bem como aperfeiçoar e massificar a sua prática.

Os participantes

Toda e qualquer entidade que desenvolva a prática do Futebol Feminino desde que esteja devidamente registrada e legalmente existido no estado do Rio Grande do Sul pode compor a entidade.

O estatuto

- A AGFF tem um Conselho Deliberativo formado por cinco Entidades do Esporte, este conselho elege o Presidente e o Vice-Presidente que juntos escolhem o secretário e o tesoureiro. Eu e o “Zeca Albuquerque” estamos na fase de “montar” o plantel e divulgar a existência da Associação. A ata de fundação já foi encaminhada para registro em cartório para em seguida solicitarmos nosso CNPJ.

O avanço para o atual futebol feminino gaúcho

Eventos organizados com equipes organizadas. Atletas devidamente registradas e com equipes definidas. O esporte é de característica amadora, mas com uma apresentação e organização profissional.

A busca de recursos

- Além dos atuais apoiadores, teremos a possibilidade de enviarmos projetos para a “Lei Nacional de Incentivo ao Esporte”, fazermos convênios com órgãos estaduais e municipais. Para isso, contamos muito com o apoio das equipes associadas na AGFF.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

ENTREVISTA - Tatiana Jacques de Freitas - Assistente Revelação do Gauchão 2010


No último dia 3 de maio, Tatiana de Freitas ganhou o prêmio de destaque do Gauchão 2010 de assistente de arbitragem, numa votação que envolveu crônica esportiva e internautas. Formada em Educação Física e trabalhando também como personal trainer, Tatiana vive a expectativa de atuar em jogos da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro. Ela contou um pouco de sua vida à Futebol Feminino em Revista.

A atração pelo futebol

“O futebol sempre esteve muito presente durante a minha infância. Quando morávamos em Torres, íamos à beira da praia, no inverno, jogar bola com meu pai. Eu achava o máximo.”

O começo na arbitragem

“Eu joguei futsal até o ano de 2002. Desde esse ano, como sempre gostei do esporte, achei um meio de continuar envolvida nele, através da arbitragem. A partir daí comecei apitar futsal, fazendo um curso pela Secretaria Municipal de Esportes de Porto Alegre com o Professor Neco (atual coordenador do Gauchão Feminino).”
Nos gramados

“Em 2006 fiz o curso (de futebol de campo) e comecei a atuar pela FGF em 2007. Neste ano, trabalhei em jogos do juvenil, juniores, amador e entrei para o quadro feminino da CBF, atuando em jogos da Copa do Brasil Feminina. Em 2008 e 2009 subi de letra C para letra B e fiz a Segundona gaúcha. Em 2010 fui promovida de letra B para A e comecei a trabalhar no Gauchão série A.”

A desconfiança dos homens

“Eu reluto em usar a palavra preconceito, acho que a melhor forma de dizer é desconfiança. Confesso que sendo o futebol um meio quase que 100% masculino, me parece uma novidade quando surge uma mulher na função. Mas cabe a nós mulheres mostrarmos nosso potencial, que logo, logo, seremos aceitas no meio futebolístico.”

Destaque do Gauchão 2010

“Fiquei muito feliz com a indicação. Já estava me sentindo realizada em disputar o prêmio ao lado do nosso árbitro assistente FIFA que vai participar da Copa da África, Althemir Hausmann, e do experiente Paulo Conceição. Ganhar esse prêmio foi muito importante. Meu primeiro ano de Gauchão e já sair com o prêmio de melhor assistente foi uma realização que nem sei como descrever o que estou sentindo.”

A expectativa para o Brasileirão

“Tenho a expectativa e a ansiedade natural de todo estreante. Estou aguardando a listagem que será enviada da CBF com os nomes do pessoal que irá atuar no Brasileiro. Sonho em trabalhar com Carlos Eugênio Simon, que já informou que é seu último ano de arbitragem. É muito bom ter no currículo uma atuação ao lado do árbitro que fez três Copas do Mundo.”

sábado, 22 de maio de 2010

Foz Cataratas volta a vencer

Em jogo realizado ontem à noite, no SESC capestre, o Foz Cataratas voltou a vencer, desta vez o Black Show, vice-campeão gaúcho, pelo placar de 4-0. Assim, as meninas do Foz voltam ao Paraná com o peso extra de dois troféus "Integração Interestadual" na bagagem. Ainda que o placar tenha sido dilatado, as gurias de Guaíba deram muito trabalho ao Foz. A comissão técnica paranaense, que há muito procurava amistosos, reconheceu a garra e valentia gaúcha e a dificuldade imposta pelas equipes do Torrense e do Black Show. Lembraram também que as jogadoras do Foz podem treinar todos os dias, o que é uma vantagem considerável. No final, ficaram os bons jogos e a amizade.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A peleia tava forte! - Troféu Interestadual - Torrense (RS) 0x3 Foz Cataratas (PR)



Tava um jogo pegado. As gurias do Torrense, equipe campeã do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino 2009, não deram mole pra equipe do Foz Cataratas, campeã Paranaense e que, além de ter o patrocínio da Caixa Econômica Federal, conta com 5 de suas jogadoras na selação brasileira. Outro fator que torna o Foz Cataratas um time de ponta é o fato de ter o apoio incondicional do Jornalista e Narrador Esportivo Luciano do Valle. Mas a coisa realmente não tava "mel na chupeta" não. O Torrense veio a campo pra mostrar que o futebol feminino gaúcho está crescendo tecnicamente. As gurias do litoral gaúcho, mesmo com o placar adverso (3x0 foi o resultado final do jogo), jogaram com muita garra e determinação, mostrando pra equipe paranaense que o páreo seria duro. Este foi o primeiro jogo do Troféu Integração Interestadual, organizado pela Associação Gaúcha de Futebol Feminino - AGFF. Amanhã, sexta-feira, no mesmo horário (20:30min) e no mesmo local (Sesc Campestre de Porto Alegre) será entre a equipe vice-campeão gaúcha de 2009, Black Show de Guaíba, e a equipe do Foz Cataratas. Com o 3x0 de hoje o Foz Cataratas levantou um troféu. Amanhã pode levantar o outro, mas nós estamos chegando.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Tabela Geral de Classificação - Sub-17



GP = Gols Pró
GC = Gols Contra
CA = Cartões Amarelos
CV = Cartões Vermelhos
J = Quantidade de jogos JOGADOS.

Tabela Geral de Classificação - Adulto




GP = Gols Pró
GC = Gols Contra
CA = Cartões Amarelos
CV = Cartões Vermelhos
J = Quantidade de jogos JOGADOS.

Resultado do Sub-17 - Chave A

Partida realizada em Viamão no Estádio Giovanela.

Sapucaiense 4 x 1 SESC

Classificação da chave A:

Porto Alegre - 3 pontos (1 jogo)
Sapucaiense - 3 pontos (2 jogos)
SESC - 0 pontos (1 jogo)

Transferido amistoso desta terça-feira


O amistoso que seria realizado hoje às 20h30, no SESC Campestre, entre Black Show e Foz Cataratas Itaiupú, campeão paranaense, foi tranferido para sexta-feira em virtude da intensa chuva que cai sobre Porto Alegre. O jogo de quinta-feira, entre o Foz e o Torrense está mantido. Os jogos valem o troféu "Amizade Interestadual".
As equipes gaúchas terão um duro adversário pela frente. Nada menos que cinco atletas do Foz Cataratas participaram da conquista do sul-americano da Colômbia em abril. São elas: Stephane, Daiane e Beatriz (meias), Erika e Adriane (atacantes).

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Clipagem 2ª Rodada do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino - Chave C - Jogos em Ijuí/RS

Tirando as notícias ruins (acidentes e mortes), comuns em todos os telejornais, no arquivo de vídeo abaixo reportagem sobre a 2ªrodada da Primeira fase do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino, ocorrida em Ijuí, no último domingo (16 de maio), e entrevista com o Professor Neco.

ENTREVISTA: Elizabette Amorim, a Beth


Lá se vão mais de 30 anos desde que Elizabette Amorim, a Betty, ensaiou suas primeiras jogadas no futebol nas canchas da Vila Ferroviária em Santa Maria. O incentivador foi seu pai, que na época era jogador profissional do Riograndense, na mesma cidade.

Nos anos 80, Betty faria história como atleta do Sport Club Internacional, tornando-se uma das principais protagonistas da conquista de dois Campeonatos Gaúchos de futebol feminino. Encerrada a carreira de jogadora, Betty continuou ligada ao esporte, atuando como técnica, auxiliar técnica e preparadora física em categorias de base e equipes profissionais. Demonstrando mais uma vez seu pioneirismo, Elizabeth Amorim comandou equipes masculinas.

Hoje, trabalha junto à prefeitura em projetos de inserção social através do esporte, na periferia da capital gaúcha. Na sua casa no bairro Cavalhada em Porto Alegre, entre recortes de jornais e fotografias, Betty relembrou para a Futebol Feminino em Revista alguns de seus grandes momentos.

O começo

“Eu comecei mesmo no futebol de salão. Na época não existia equipes femininas de futebol de campo. Então através do futsal, começamos a nos organizar para jogar futebol de campo. Era início dos anos 80.”

Campeã no Internacional

“Fui para o Internacional em 1981. Fomos nós que tomamos a iniciativa de organizar uma equipe feminina, porque o Inter tinha vários departamentos de outros esportes. Joguei os campeonatos gaúchos de 1982 e 83. Fomos bicampeãs e fiz dois gols em uma das finais atuando como meia-esquerda.

Na Casamata

“Parei de jogar em 1989 e cursei Educação Física. Comecei como preparadora física nas categorias de base masculinas do Inter. Depois, fui treinadora na S.E.R. Cidreira que jogava a Terceira Divisão do Gaúcho. Então voltei para o Inter, como treinadora nas categorias de base.”

Fora do Rio Grande

“Em meados dos anos 90, fiquei seis meses fazendo estágio no Corinthians e trabalhei também no Figueirense. Em 1999 e 2000, fui auxiliar técnica de Guilherme Macuglia no Santo Ângelo.”

O Futebol Feminino Atual

“Tenho acompanhado os jogos das meninas em São Paulo, pela televisão. Acho que tem evoluído bastante, principalmente no aspecto tático.”

Resultados do início da 2ª Rodada da primeira fase - Chaves A e C

Pela Chave A - Partidas realizadas em Viamão:

Rey Sol 5x0 Sapucaiense
Porto Alegre 8x0 Sapucaiense
Porto Alegre 1x0 Rey Sol

CLASSIFICAÇÃO CHAVE A:

Porto Alegre - 12 pontos;
Rey Sol - 6 pontos;
Sapucaiense - 0 pontos.


Pela Chave C - Partidas realizadas em Ijuí:

Ijuí / Juventude de Goe 2x0 Juventus / ASE (Santa Rosa)
Flamengo (Alegrete) 0x2 Juventus / ASE
Flamengo 0x0 Ijuí / Juventude de Goe

CLASSIFICAÇÃO CHAVE C:

Juventus / ASE - 7 pontos;
Flamengo - 5 pontos;
Ijuí / Juventude de Goe - 4 pontos.

sábado, 15 de maio de 2010

AGFF tem audiência com ministro dos esportes

Carlos Alberto, Orlando Silva e Luciano do Valle com a bola Parma oficial do Gauchão Feminino. (Foto: Camila Cardoso)

O ministro dos esportes, Orlando Silva, concedeu ontem, na Sogipa, audiência exclusiva para a Associação Gaúcha de Futebol Feminino (AGFF). O presidente da AGFF, Carlos Alberto de Souza, e o narrador da Rede Bandeirantes e entusiasta do futebol feminino, Luciano do Valle, comunicaram ao ministro a fundação da AGFF e o convidaram para Fórum de Futebol Feminino, que será realizado em Porto Alegre na segunda quinzena de julho. Orlando Silva garantiu sua presença no evento, que terá como tema “O Futuro do Futebol Feminino na Brasil”. Entusiasmado com a iniciativa de fundação da AGFF, o ministro convocou Carlos Alberto e Luciano do Valle, para participar em Brasília de audiência com secretários estaduais de esporte sobre a situação do futebol feminino no Brasil.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Campeã paranaense fará amistosos no RS

Em reunião nesta quinta-feira, entre o narrador Luciano do Vale e o coordenador do Gauchão Feminino, Prof. Neco, foram definidos dois amistosos entre a equipe campeã paranaense e os dois primeiros colocados do Gauchão Feminino 2009. Luciano do Vale, que atualmente reside em Porto Alegre, é colaborador do time feminino do Foz Cataratas Itaipú, ligado à Unila (Universidade Federal de Integração Latino-americana), atual campeã paranaense.
Na terça-feira, 18 de maio, o Black Show enfrenta o Foz no Sesc Campestre (Protásio Alves, 6200). O Torrense joga contra as paranaenses no mesmo local, na quinta-feira, 20 de maio. Ambos os jogos iniciam às 20h30 e a entrada é franca. Os jogos valem o troféu "Amizade Interestadual". Há a possibilidade que ao menos uma das partidas seja transmitida pela Rede Bandeirantes.

Definidos os grupos do Mundial Sub-20 da Alemanha

Foram sorteadas em Dresden, no último dia 22 de abril, as chaves para o Mundial Feminino Sub-20 da Alemanha que ocorre em junho. O Brasil ficou no grupo B, considerado o grupo da morte, ao lado de Coréia do Norte, Suécia e Nova Zelândia. Mas isto não tirou a confiança do técnico brasileiro Marcos Gaspar, que dirige os treinamentos na Granja Comari: “Nosso objetivo é fazer a final. Temos 40 dias para treinar.”
O site da FIFA elogiou as jovens futebolistas brasileiras: “Enquanto o futebol feminino mostra sinais impressionantes de crescimento na América do Sul, o Brasil tem as rainhas incontestáveis ao nível do continente.” As outras chaves ficaram assim:
A – Alemanha, Costa Rica, Colômbia e França
C – Inglaterra, Nigéria, México e Japão
D – Estados Unidos, Gana, Suíça e Coréia do Sul

Tabela do Gauchão Feminino Sub-17

Chave A: Sapucaiense, Porto Alegre e SESC

Porto Alegre 7 x 1 Sapucaiense
Data: 11/04
Hora: 12h
Local: Porto Alegre/ Instituto Ronaldinho Gaúcho

Sapucaiense x SESC
Data: 16/05
Hora: 9h
Local: Viamão

SESC x Porto Alegre
Data: 13/06
Hora: 9h
Local: Porto Alegre/ SESC Campestre


Chave B: Black Show, Força Sarandi e ECF Grêmio Porto Alegrense (Zona Sul).

Black Show 3 x 1 EFC Grêmio (Zona Sul)
Data: 25/04
Hora: 9h
Local: Guaíba/ Estádio Bruno Guimarães

EFC Grêmio (Zona Sul) x Força Sarandi
Data: 30/05
Hora: 9h
Local: Porto Alegre

Força Sarandi x Black Show
Data:27/06
Hora: 9h
Local: Rio Grande/ Estádio Arthur Lawson


Chave C: Cenasa, Cruzeiro e ECF Grêmio Porto Alegrense (Zona Norte).

Cruzeiro 6 x 0 Cenasa
Data: 30/04
Hora: 15h
Local: Porto Alegre/Estrelão

EFC Grêmio (Zona Norte) x Cenasa
Data: 30/05
Hora: a definir
Local: Porto Alegre/ SESC Campestre

Cruzeiro x EFC Grêmio (Zona Norte)
Data: 27/06
Hora: 9h
Local: Porto Alegre/Estrelão

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sorteados os grupos para o Mundial Feminino Sub-17

Foram sorteados na semana passada os grupos do Mundial Feminino Sub-17 de Futebol, que será realizado no país caribenho de Trinidad e Tobago. A competição acontece entre 5 e 25 de setembro. Os grupos foram definidos em cerimônia na capital Port of Prince, ainda que algumas federações continentais não tenham definido seus representantes:
Grupo A: Trinidad e Tobago, Chile, Nigéria e Coréia do Norte.
Grupo B: UEFA 3, México, CAF 3 (Tunísia ou África do Sul) e Coréia do Sul.
Grupo C: Nova Zelândia, Venezuela, UEFA 1 e Japão.
Grupo D: Brasil, UEFA 2, Canadá e Gana.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Ranking da FIFA

O último ranking da FIFA de seleções adultas de futebol feminino coloca o Brasil no 3ª lugar, a mesma posição que ocupava na aferição anterior, do final de 2009. Confira a pontuação das primeiras colocadas:
1º Estados Unidos – 2227
2º Alemanha – 2158
3º Brasil – 2124
4º Suécia – 2064
5º Japão – 2015
5º Coréia do Norte - 2015

segunda-feira, 3 de maio de 2010

RESULTADOS DA 1ª RODADA DA CHAVE B DO GAUCHÃO FEMININO

Torrense 8 x 1 Riwas
Riwas 1 x 0 Cruzeiro
Torrense 5 x 1 Cruzeiro

Classificação:
1º Torrense - 6 pontos
2º Riwas - 3 pontos
3º Cruzeiro - 0 ponto